A liturgia deste domingo leva-nos a refletir sobre a nossa vocação: somos todos chamados por Deus e d’Ele recebemos uma missão para o mundo.
Na primeira leitura, encontramos o chamado de Deus a Isaías para ser seu profeta. Ele tem a visão da majestade e do poder de Deus, se reconhece pequeno, indigno e pecador. Mas purificado por Deus, simbolizado na brasa que toca a sua boca, mostra confiança e coragem respondendo sim a Deus. “Eis-me aqui, envia-me! Como chamou Isaías, Ele também nos chama e nos envia. Sejamos atentos ao seu chamanido, prontos em dizer sim, com generosidade e coragem. É Ele quem nos capacita.
A segunda leitura reflete sobre a ressurreição. Trata-se de uma realidade que deve dar forma à vida do discípulo e levá-lo a enfrentar, sem medo, as forças da injustiça e da morte. A comunidade de Corinto tinha dificuldade em aceitar o fato da ressurreição. Paulo recorda que se Cristo não ressuscitou, vã é a nossa fé. O discípulo é aquele que acolhe fielmente a fé e dela dá testemunho, anunciando a todos Cristo crucificado-ressuscitado, o Messias Salvador.
No Evangelho, Lucas apresenta um grupo de discípulos que partilhou a barca com Jesus, acolheu as suas propostas, soube reconhecê-lo como seu “Senhor”, Eles aceitaram o convite para serem “pescadores de homens” e deixaram tudo para segui-lo… Neste quadro, reconhecemos o caminho que nós, cristãos, somos chamados a percorrer. Ser cristão é estar no mesmo barco com Jesus, é escutar a sua voz e sua proposta, é reconhecer que Ele é o Senhor, é aceitar a missão que Ele nos propõe, é deixar tudo e segui-lo.
Procuro responder ao chamado de Deus com generosidade, fidelidade e coragem? Com a palavra e a vida, vivo minha fé dando testemunho de Jesus crucificado-ressuscitado? Ao chamado de Jesus para estar com Ele e “lançar as redes”, sou pronto em dizer sim, mesmo quando o “mar não está para peixes”?
Senhor, meu Deus, faz-me ouvir teu chamado para Ti seguir. Dá-me generosidade, fidelidade, prontidão e coragem para dizer sempre sim ao teu apelo, Senhor. Afasta de mim, todo medo, dúvida e desânimo. Com a força de tua Palavra e com o sopro de teu Espírito, eu leve a todos a “Boa Notícia” do teu amor e da tua misericórdia para que o mundo creia e todos tenham vida e salvação. Amém.
Pe Marcelo Santiago