Celebramos hoje a memória de São Cirilo, monge, e São Metódio, bispo. Eles eram irmãos. Fizeram grande missão junto do povo eslavo, inclusive traduzindo a Bíblia e a Liturgia na língua eslava. Seu ardor missionário alimente em nós o desejo de testemunhar a fé e de levar a todos a Palavra de Deus.
*****************************
São Tiago, na primeira leitura, nos exorta a pedir a Deus, com humildade e fé, as graças de que mais precisamos como a sabedoria e a perseverança no bem, sobretudo quando provados. Isto para sermos constantes no caminho do Senhor, procurando viver com mais integridade e perfeição, sem falta ou deficiência alguma, a missão a nós confiada.
No evangelho, os fariseus pedem a Jesus um sinal que comprove, de forma extraordinária, que Ele é o Messias, o esperado, e assim possam crer n’Ele. Jesus se nega a prestar-se a isso, pois o grande sinal são as escrituras que d’Ele dão testemunho, aliado à sua Palavra e aos sinais que realiza mostrando a fidelidade, a providência e a misericórdia de Deus em favor de seu povo. Ele é verdadeiramente a Aliança do Pai para conosco.
A oração que elevo a Deus é feita com fé e humildade? O que tenho pedido a Deus em minhas preces? Tenho seguido, em minha vida, o caminho de Deus? Exijo de Deus sinais extraordinários para crer e viver a minha fé?
Senhor, meu Deus, concede-me a graça de acolher, em meu coração, a tua Palavra e faz-me fiel aos teus santos ensinamentos. Que eu seja perseverante e solícito a teus apelos e que a luz da tua sabedoria resplandeça sobre mim, conformando a minha vida à tua santa vontade. Amém.
Padre Marcelo Santiago