Celebramos hoje a Cátedra de Pedro. Com esta festa, apoiando-nos no símbolo da cadeira (daí Cátedra), realçamos a missão de mestre e de pastor conferida a Pedro por Cristo. O Senhor fez assentar sobre ele, como sobre uma pedra, todo o edifício da Igreja. Na sucessão de Pedro, estão os papas. Rezemos pelo Papa atual, o Papa Francisco. Também pelo Papa emérito, Bento XVI.
********************************
Na primeira leitura, Pedro faz recomendações aos presbíteros. Aos que são chamados a exercer um ministério, ele diz, o façam não por interesse, mas por amor, com espírito de serviço, dedicação e fidelidade. A promessa, a seguir é esta: os que assim permanecerem fiéis, receberão a coroa imperecível da glória do Pastor supremo que é Deus. Exortação dirigida também a todos nós, vocacionados a trabalhar na Messe do Senhor.
No evangelho, Jesus interroga os discípulos sobre o que se diz sobre Ele, para depois interrogá-los a seu respeito. Pedro responde em nome de todos: “Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo” (v.16). Estas palavras são uma profissão de fé total, completa, que já tem o sabor de fé pascal. Pedro, como Jesus chama Simão, é bem aventurado porque falou sob inspiração divina. Seu novo nome indica a sua missão, continuada na sucessão dos papas, de “pedra” fundamental e sólida do edifício que é a Igreja, a comunidade dos remidos, dos salvos. A entrega das chaves simboliza que é com Pedro e por meio de Pedro, ou seja, com a Igreja, em unidade com o Papa, que Cristo realiza a salvação de todos. De fato, Pedro personifica a Igreja. A sua resposta será a da Igreja iluminada pelo Espírito Santo. “Tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus, tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus” (v.19). Pedro pela sucessão apostólica, na pessoa do Papa, será, para todos os tempos, guardião da comunhão com Cristo.
Coloco meus dons a serviço, ajudando sempre minha comunidade em suas iniciativas e trabalhos pastorais? O que me move a servir, os interesses pessoais ou o amor a Deus? Tenho amor à Igreja e ao Papa ou me encho de “senões” e de críticas?
Senhor, meu Deus, te dou graças porque fundastes a Igreja sobre a pedra que é Pedro. Dá-me a alegria de caminhar com a tua Igreja, anunciando a todos o teu Evangelho, em unidade e comunhão com o sucessor de Pedro, o Papa Francisco. Ilumina-o, com teu Santo Espírito, fortalecendo sua saúde, fidelidade e coragem para nos conduzir no caminho que nos levará à vida e à salvação. Amém.
Padre Marcelo Santiago