Na comunidade nascente surge um dilema após a narrativa da paixão do Senhor: quem ocupará os lugares de destaque no Reino!?
Jesus acabara de anunciar sua doação, sua entrega na cruz, suplício terrível daquela época, como forma de salvação de muitos, mas, logo após o anúncio da entrega de si aos seus, por uma via dolorosa, uma mãe muito preocupada com os resultados finais dessa entrega (assim queremos imaginar!), pede um lugar de destaque aos seus filhos...
A resposta dos discípulos ao pedido é uma inquietação: mas, e eu? Onde vou ficar? Eu cheguei primeiro! Eu sou o mais próximo! Eu busquei jumentinho! Eu tomo conta da bolsa comum! E assim vamos...
Muito bem, a resposta de Jesus é fantástica: querem seus lugares? Pois bebam do cálice da dor e da entrega de si em favor de todos pelo serviço. Os lugares foram preparados pelo Pai para aqueles que de fato edificam o Reino de Deus, esses se assentarão à direita e à esquerda.
Mas quem serão? Somente o Pai sabe! Somente o Pai conhece a reta disposição de nossos corações e, por isso, entende com outro olhar nosso jeito de viver, nosso jeito de servir, de se abaixar às realidades da vida humana que carecem nossas laborativas mãos que aceitam o trabalho de edificação do Reino após ouvir atentamente o que o Senhor nos tem a dizer: de sua paixão à glória da ressureição.
Aprendamos a ser os últimos, aqueles que servem, silenciosamente e na máxima expressão do amor de Cristo!
Pe. Jean Lúcio de Souza
Vigário Paroquial – Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Mariana/MG