Santo Atanásio, bispo e doutor da Igreja, nasceu em Alexandria do Egito, no ano de 295 e foi bispo da sua cidade natal de 328 a 373. Ele participou no Concílio de Nicéia, no ano 325, e sua posição firme contra as heresias, naquele tempo, causou-lhe cinco exílios. Foi grande defensor da fé católica, combatendo a heresia de Ario (Arianismo) que postulava que Jesus era simplesmente um homem santo, adotado por Deus, mas não o Filho de Deus. Ele, como o Concílio, vai afirmar que em Jesus se harmonizam e atuam, misteriosamente, a natureza divina e a natureza humana. Jesus é Deus e homem.
Na primeira leitura, João nos exorta a crer em Jesus, o Filho de Deus, e a amar como Ele nos amou, cumprindo os seus mandamentos. Só assim daremos testemunho de que a Vida, que é Jesus, venceu o mundo, ou seja, tudo o que é “sinônimo do mal”.
Jesus, no evangelho, chamou os seus discípulos para estar com Ele e para os enviar a anunciar a verdade, o bem e o amor. Ele nunca os iludiu com falsas expectativas. Disse-lhes claramente que teriam de enfrentar fortes oposições, porque o mundo odeia o que não é seu. Mais do que preocupar-se em ser bem acolhido, em ter sucesso nos seus trabalhos apostólicos, o missionário do Evangelho, ou seja, cada um de nós, há de ser humilde, fiel e forte no cumprimento da sua missão.
Creio ou não em Deus? Procuro observar os seus mandamentos? Escuto mais as vozes do mundo ou a voz de Deus? Sou humilde, fiel e forte no cumprimento da missão que Deus me confiou?
Senhor, meu Deus, dá-me a tua Luz, a Luz de teu Santo Espírito, para que eu possa vencer o mal e anunciar a Verdade que liberta e salva, com a palavra e a vida e na observância de teus mandamentos. Amém.
Pe Marcelo Santiago