O 4º Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo João, onde Jesus é apresentado como “Bom Pastor”. É, portanto, este o tema central que a Palavra de Deus hoje nos propõe.
A primeira leitura nos propõe duas atitudes diferentes diante da proposta que o Pastor (Cristo) nos apresenta. De um lado, estão as “ovelhas” cheias de autossuficiência, satisfeitas e comodamente instaladas nas suas certezas; de outro, estão as ovelhas, permanentemente atentas à voz do Pastor e que estão dispostas a arriscar segui-lo até às pastagens da vida abundante. É esta última atitude que nos é proposta. Sejamos ovelhas atentas à voz do Pastor.
A segunda leitura apresenta a meta final do rebanho que seguiu Jesus, o Bom Pastor: a vida total, de felicidade sem fim. O autor do “Apocalipse” deixa-nos uma mensagem de esperança e diz-nos que não estamos condenados ao fracasso, mas sim à vida plena, à libertação definitiva, à felicidade total.
O Evangelho apresenta Cristo como o Bom Pastor, cuja missão é trazer a vida plena às ovelhas do seu rebanho; as ovelhas, por sua vez, são convidadas a escutar o Pastor, a acolher a sua proposta e a segui-lo. É dessa forma que encontrarão a vida em plenitude.
Neste domingo, rezamos, de modo especial, pelas vocações sacerdotais, pedindo a Deus que à sua Igreja conceda as vocações de que tanto necessita. Também saudamos as mães, pelo seu dia. Parabéns a todas as mães. Nossas orações, reconhecimento, gratidão e estima.
Ouço a voz e sigo a Jesus, o Bom Pastor? Sou um bom filho(a), vivendo os valores humanos e cristãos que recebi de minha família? Reconheço o amor de Deus em minha vida?
Jesus, mestre divino que chamastes os apóstolos para vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias e pelas nossas escolas. E continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Daí coragem às pessoas convidadas; daí forças para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém!
Padre Marcelo Santiago