Hoje, celebramos Nossa Senhora de Fátima. Maria, filha predileta do pai, trouxe ao mundo a redenção de toda a humanidade: Jesus Cristo, o filho amado do Pai. Invocada sob muitos títulos, manifesta de diferentes modos seu amor materno para com a humanidade. Em Portugal é invocada sob o título de Nossa Senhora de Fátima. Desde a sua aparição aos três pastorzinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta, foram abundantes os frutos colhidos e as graças recebidas. Louvemos a Mãe e a ela sejamos gratos pelo “Sim” que ela deu à vontade do Pai.
**************************************************************
Paulo, em seu discurso, na Sinagoga da Antioquia da Pisídia, dá testemunho de Jesus Cristo crucificado/ressuscitado. Ele, injustamente condenado, foi reconhecido justo por Deus na ressurreição. Aqui, afirma Paulo, está a nossa salvação. “Esta é a promessa feita a nossos pais”, ou seja, no Antigo Testamento, no tempo da promessa. É crendo, assentindo a esta verdade, que seremos salvos.
No evangelho, Jesus transmite segurança e confiança aos seus discípulos, e assim a todos nós. Diz que devem, diante da aproximação de sua crucificação, confiar na sua partida e volta; que na vida “para além deste mundo”, há lugar para todos; que conhecendo-O, conhecem o Pai: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim” (v.6). Não nos esqueçamos destas palavras de Jesus.
Sou atento em ouvir a Palavra de Deus e em anunciá-la aos meus irmãos(ãs)? Confio e espero no Senhor ou sou incrédulo e resistente aos seus ensinamentos? Vivo ao modo de um dia poder estar com Deus na glória dos céus?
Senhor, ampara o meu coração vacilante. Como é difícil resistir a tantos vendavais que parecem varrer da face da terra o patrimônio espiritual acumulado durante séculos pelo trabalho generoso dos teus missionários e pastores. As nossas comunidades envelhecem, declina a prática religiosa, são cada vez menos as vocações. Vem, Senhor, em auxílio da minha fé vacilante. Apoia a minha esperança fraca. Atiça a frágil chama do meu amor pelos irmãos. Sê para mim o Caminho, a Verdade e a Vida. Amém.
Padre Marcelo Santiago