Celebramos hoje São Matias. Ele foi escolhido para ocupar o lugar de Judas, que traiu Jesus, e assim completar o grupo dos doze apóstolos. Matias havia acompanhado Jesus em seu ministério público até o dia da Ascensão. Tornou-se, pois, em seu ministério, testemunha da ressurreição de Cristo. Deus espera também nossa resposta de amor a seu Reino no mundo.
***************************************************************
Na primeira leitura, vemos como se deu a escolha de Matias para se associar ao colégio apostólico, no lugar de Judas Tadeu, o traidor. A comunidade escolhe entre dois homens que acompanharam Jesus: José, chamado Bársabas, que tinha o apelido de justo, e Matias. Depois de rezarem, a sorte recaiu sobre Matias. Tenhamos presente que Deus continua escolhendo e escolhe também você para dar testemunho dele. A realização do Reino passa por nós, pelos cristãos. Tenhamos prontidão em dizer sim a Deus, a seus apelos, ao chamado e missão que nos confia.
No evangelho, Jesus nos exorta a permanecer no seu amor. Isso implica guardar os seus mandamentos, como Ele o fez em relação ao Pai. Só assim a nossa alegria será plena. De fato, Deus nos colocou neste mundo e nos vocacionou para produzir frutos, frutos que permaneçam. Renovemos nossos propósitos cristãos de “amarmo-nos, uns aos outros”, a partir dos pequenos, pobres e necessitados. É verdadeiramente amando, no serviço ao outro, que seremos atendidos em nossas necessidades e anseios.
Tenho prontidão em dizer sempre sim a Deus, diante de minha vida e missão? Testemunhamos que amamos a Deus, amando os irmãos(ãs)? Tenho produzido frutos segundo aquilo que Deus me confia?
Senhor, dá-me aquela abertura de coração que é fonte de alegria perene, que é dom de amor generoso, que se alegra com o bem e com a felicidade dos outros, com todo o bem que há no mundo. Dá-me também aquele olhar penetrante da fé que me permite observar a tua presença e ação no mundo. Ensina-me a ler os sinais dos tempos, com bom discernimento, para que Te veja onde atuas e como atuas. Purifica o meu coração, para que só me deixe guiar pela tua luz. Amém.
Padre Marcelo Santiago