Deus conduziu Paulo e seus companheiros para um novo campo de missão, a Macedônia, já na Europa. Ali, em Filipos, Paulo encontra mulheres, entre elas Lídia que abraça a fé, sendo batizada com toda a sua família. “O Senhor lhe abriu o coração para aderir ao que Paulo dizia” (v.14). É sempre o Senhor que acompanha os seus missionários e torna eficaz a sua Palavra.
A perseguição é praticamente a primeira experiência de Igreja. Os discípulos de Jesus foram perseguidos. Jesus tinha-os advertido para estas situações. Contudo, é preciso confiar e perseverar; continuar a testemunhar o Senhor para que aumente o número dos que o amam. Nessa tarefa, eles são ajudados pelo testemunho do Santo Espírito que Jesus enviará com o Pai. E a poderosa ação do Espírito Santo irá se manifestar exatamente nas perseguições.
Sou ardoroso no testemunho da fé? Desanimo fácil, diante das dificuldades? Deixo-me conduzir pelo Espírito Santo?
Senhor, dá-me a força de que preciso. Toca o meu coração com o teu amor, a fim de que eu esteja preparado para ultrapassar todas as dificuldades e todas as provações. Dá-me a graça de procurar o teu amor e de me recordar, constantemente, das bondades do teu divino Coração. Amém.
Padre Marcelo Santiago