A leitura nos exorta a confiar em Deus que tem mais poder que os homens. Só Ele pode transformar as dificuldades em graça. Foi o que aconteceu com Paulo e Silas, açoitados e presos. Houve um tremor que abalou as portas do cárcere que ficaram abertas. O carcereiro impressionado com os presos que não fugiram, e com outros fatos extraordinários, perguntou aos apóstolos: “que devo fazer para ser salvo” (v.30). A resposta é simples e direta: “Acredita no Senhor Jesus” (v.31). A ação missionária da Igreja está sempre sujeita às vicissitudes idênticas às que Paulo e Silas tiveram que enfrentar. Mas há de prosseguir a missão, confiando em Deus e em seu poder.
Jesus anuncia a sua partida deste mundo aos discípulos e que ela lhes será conveniente, pois enviará o Espírito Santo que lhes dará o entendimento necessário sobre ele e a missão que o Pai lhe confiou e do testemunho a que serão chamados a oferecer. Precisamos muito, hoje, deste Espírito que reforça os corações, que torna evidentes as razões para crer e que dá coragem para nos opormos à mentalidade deste mundo.
Acredito, verdadeiramente, em Jesus? Confio em Deus e em seu poder, mais que nas coisas deste mundo? Sou dócil à ação do Espírito Santo.
Vem Espírito Santo, para que resistamos ao poder do mundo. Que poderemos fazer, se não vieres em nosso auxílio? Sem o teu Espírito, tornamo-nos como o sal que não salga, ou como a luz que não alumia. Enche-nos com tua luz, teus dons e carismas para que não fujamos à luta, à missão que nos foi confiada. Faz-nos profetas deste mundo, profetas da Verdade. Amém.
Padre Marcelo Santiago