Celebramos São Filipe Néri. Ele viveu no século XVI e desenvolveu uma espiritualidade alegre e caridosa. Atraiu assim muitos jovens, ajudando-os no caminho da vida e se dedicando a eles e aos pobres, por excelência, o seu apostolado cristão.
Na primeira leitura, vemos que mesmo com resistências e perseguições, a Palavra de Deus vai chegando aos vários lugares e muitos passam a acreditar e recebem o batismo. É o Espírito Santo que move Paulo e companheiros nessa missão. Confiar, perseverar na fé e colocar-se a serviço da missão é o que Deus nos pede.
No evangelho, Jesus anuncia aos discípulos sua morte que se aproxima. Ele os consola com a certeza de sua ressurreição: "Pouco tempo e não mais me vereis; e outra vez, pouco tempo, e me vereis de novo" (V. 17). O texto aqui alude também à volta para o Pai. Não ficareis órfãos, Ele haverá, de muitas formas, fazer-se presença entre nós, alimentando-nos na missão. Deus cuida de nós!
Coloco meus dons a serviço e onde Deus me coloca procuro dar testemunho da fé? Procuro em tudo fazer a vontade de Deus? Sinto a presença de Deus em minha vida? Como?
Meu Senhor, e meu Deus, dá-me a graça da perseverança no bem e na fé. Que eu possa também viver uma espiritualidade da acolhida, da alegria e do serviço, oferecendo a todos um testemunho bonito e edificante da minha fé. Amém.
Padre Marcelo Santiago