Na primeira leitura, vemos Paulo em Corinto, uma importante cidade portuária, ensinando sobre a fé em Jesus Cristo. Ele foi acusado e levado aos tribunais. Galião, então Procônsul na Acaia, não deu ouvidos às acusações contra ele. É o Espírito Santo quem está à frente, orientando o que fazer, iluminando a missão. A nós, compete confiar, colocar- nos a serviço, deixando-nos conduzir pelo Espírito de Deus, o Espírito Santo.
Jesus, no Evangelho, fala da tristeza dos discípulos quando acontecer a sua morte, mas também da alegria deles ao saberem de sua ressurreição. Vivemos momentos tristes, de dor e provação, mas a certeza do Cristo vivo, ressuscitado e de sua presença junto à nós deve nos animar e nos fazer perseverantes. "Ninguém poderá tirar a vossa alegria" (V. 23), diz Jesus.
Sou perseverante na fé? Dedico-me, como convém, ao que Deus me confia como dom e missão? Vivo minha vida e fé com alegria e esperança?
Senhor, meu Deus, ajuda-me a cumprir com empenho tudo o que me ensina o teu Filho Jesus. Que eu seja autêntico em minha vida cristã. Dá-me a luz de teu Santo Espírito para que eu seja presença amiga e caridosa junto a meus irmãos e irmãs, sobretudo dos mais necessitados. Amém.
Padre Marcelo Santiago