Celebramos hoje a Solenidade da Ascensão do Senhor. Depois de uma vida entregue por amor e na fidelidade ao seu Evangelho, tendo cumprido a sua missão neste mundo, Jesus sobe aos céus.
Também este dia é dedicado às comunicações sociais. Pedimos a Deus que os meios de comunicação social estejam à serviço da vida, da justiça, da solidariedade e da promoção da paz, testemunhando a verdade e os valores humanos e cristãos, contribuindo para um mundo melhor.
Estamos, nesses dias, preparando Pentecostes, rezando pela unidade dos cristãos. Rezamos, como Jesus fez ao Pai, pedindo para que "todos sejam um, para que o mundo creia" (Jo 17,21). Em Jesus e na fidelidade ao seu Evangelho, somos todos irmãos e irmãs, filhos do mesmo Pai. Ouçamos o Espírito Santo que clama pela unidade e a comunhão.
Na primeira leitura, início dos Atos dos Apóstolos, os discípulos acompanham Jesus voltar ao Pai. A eles será dado o Espírito Santo para que sejam suas testemunhas até os confins da terra (v. 8). É o tempo da Igreja, tempo de conduzir todos a Cristo, o Senhor. A nós, é confiada esta mesma missão.
Na segunda leitura, Paulo aos Efésios nos apresenta um hino cristológico, mostrando o amor do Pai revelado em seu Filho Jesus. Ele o ressuscitou, o colocou à sua direita e colocou tudo sob os seus pés (Vs. 21 e 22). Ele é a cabeça da Igreja e nós, o corpo. Deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo, no seguimento do Cristo, para em tudo fazer a vontade do Pai.
No evangelho, mais uma vez Jesus promete o Espírito Santo aos seus discípulos, confiando-lhes a missão de dar testemunho dele. A seguir, sobe aos céus. Celebrar a Solenidade da Ascensão de Jesus ao céu, é celebrar a certeza de que nosso destino é o céu e de que, na terra, somos apenas peregrinos, pois é na eternidade que está a vida definitiva.
Sou atento ao que Deus me pede, através de sua Palavra e dos apelos da realidade? Vivo unido a Jesus Cristo e à sua Igreja, dando verdadeiro testemunho da minha fé? Acredito na ressurreição dos mortos e na vida eterna?
Ó Deus, guiai a mim e a todos os cristãos na força da unidade e que ninguém viva separado da unidade de vosso corpo. Que eu viva, com perseverança, na luz do vosso Santo Espírito, o evangelho de vosso Filho Jesus. Amém.
Padre Marcelo Santiago