Paulo, na primeira leitura, continua com suas viagens missionárias e agora chega a Éfeso. Ali, batiza alguns que haviam recebido apenas o batismo de João. Estes, movidos pelo Espírito Santo, passam a falar em línguas e a profetizar. Crescem assim os que abraçam a fé em Jesus Cristo. O Espírito Santo é, por excelência, o protagonista da missão. É também sob sua ação que a fé hoje há de ser levada a todos os povos e nações. Movidos por este mesmo Espírito, profetizemos.
No evangelho, vemos os discípulos acharem que já entendem tudo e a se julgarem igualmente preparados para qualquer situação. Jesus lhes mostra que não, antecipando o que lhe estar para acontecer, a respeito de sua prisão e morte: "...vos dispersareis, cada um para o seu lado, e me deixareis só" (v.32). Somos capazes de muitas coisas, mas também, como os Apóstolos, temos nossas fraquezas. Precisamos sempre da presença amorosa de Jesus. Em verdade, sem a sua graça, nada podemos.
Vivo o meu batismo, comprometido com a missão de Evangelizar? Reconheço que sem a graça de Deus eu nada sou e nada posso? Diante das tribulações da vida, sou perseverante e corajoso, à luz da minha fé?
Ó Senhor, meu Deus, dá-me a graça de acolher com alegria o evangelho de teu Filho Jesus e de vivê-lo com toda a minha força. Aumentai em mim o desejo de te servir, sobretudo nos meus irmãos e irmãs mais sofridos e necessitados. Amém.
Padre Marcelo Santiago