Natividade de São João Batista
A Igreja, sabiamente, hoje dá ênfase à figura de São João Batista! Grande dentre os nascidos de mulher, como nos diz o próprio Senhor.
A grandeza de João está anexa à sua missão de profeta do Novo Testamento, de austeridade e pequenez frente ao Senhor Jesus. Ele é desde o início proposta de Deus para a comunidade dos fiéis de caminho e conversão.
Dele, o outro profeta, pode nos dar a Palavra em cumprimento, pois, de fato, o Senhor o chamou antes de seu nascimento, desde o ventre de Santa Isabel ele tinha na mente o seu nome e o dera de fato: João.
O nome do profeta diz sobre sua missão: O Senhor é favorável e usa de misericórdia. Misericórdia anunciada por São João – eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!
Quando o salmista canta “fostes vós que me formastes as entranhas, e no seio de minha mãe vós me tecestes. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes”, dá assentimento à vontade de Deus que se cumpre no seio de Isabel e essa vontade crescia em graça e no Espírito para fazer em tudo a vontade de Deus até a morte.
“João é o seu nome!”... confirma o Santo Zacarias... A alegria e o mistério tomam conta da cena. Que virá a ser esse menino? Virá a ser a vontade de Deus viva e anunciada, virá a ser o profeta que à luz de sua missão torna-se a voz potente no mundo de hoje e de ontem. Ali há o anúncio da missão de São João Batista.
Ele é o profeta das nações e para as nações ele anuncia com a vida, a vida de nossa Vida: Jesus.
Paz e bênçãos!
Pe. Jean Lúcio de Souza - Vigário Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.