SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Celebramos, em nossa família paroquial, unidos a toda a Igreja, o Sagrado Coração de Jesus. Rendemos graças e louvores a Jesus Cristo, em seu amável Coração. Que o nosso coração se assemelhe, sempre mais, ao seu Coração compassivo e bom, rico em compaixão e misericórdia. Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em Vós!
A liturgia deste dia convida-nos a contemplar a bondade, a ternura e a misericórdia de Deus pelos homens – por todos os homens, sem exceção. Como imagem privilegiada para exprimir esta realidade, a Palavra de Deus utiliza a figura do Pastor: Deus é o Pastor que, com amor, cuida do seu rebanho.
A primeira leitura apresenta Deus como um “bom pastor”, contraposto aos líderes de Israel, os “maus pastores” que conduziram o Povo por caminhos de egoísmo e de morte. A preocupação fundamental do “bom pastor” é o bem-estar do seu rebanho. Nesse contexto, o profeta anuncia a obra do Pastor/Deus: libertação do rebanho/Povo, o êxodo para a terra da liberdade, a condução do rebanho para “pastagens excelentes” e os cuidados amorosos que o Pastor dispensará a cada uma das suas ovelhas.
A segunda leitura lembra-nos que o amor de Deus se derrama continuamente sobre os homens. A prova cabal desse imenso amor é Jesus Cristo, o Filho que o Pai enviou ao nosso encontro para nos libertar do egoísmo e do pecado e que deu a própria vida para que o projeto de amor do Pai se concretizasse e atingisse a humanidade inteira.
O Evangelho retoma a imagem do Deus/Pastor, cujo amor se derrama, de forma especial, sobre as ovelhas feridas e perdidas do rebanho. Dessa forma, sugere-se que o Pastor/Deus não só não exclui ninguém da sua proposta de salvação, mas vai ao encontro das que se mostram arredias e distantes, com um amor especial pelos excluídos, os privilegiados do amor de Deus.
Deixo-me conduzir, qual ovelha, pelo bom Pastor que é Jesus? Sou capaz de reconhecer o amor do Coração de Jesus em minha vida e dele dar testemunho? Meu coração se assemelha ao de Jesus, um coração humilde, manso, cheio de compaixão e misericórdia?
Ó Sagrado Coração de Jesus, a Ti recorro confiante. Dai-me, em tua misericórdia infinita, o perdão dos meus pecados e a graça de ter um coração bondoso e amável, semelhante ao Teu, dócil à vontade do Pai, doado em favor de meus irmãos e irmãs. Amém.
Pe Marcelo Santiago - Pároco