IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas...
Hoje a Igreja celebra, em profunda intimidade com a Festa do Sagrado Coração de Jesus, o dia festivo dedicado ao Imaculado Coração de Maria.
Esta festa, tão bonita, lembra-nos a associação dos corações Sagrados da Mãe de Jesus com Seu excelso Filho, o Cristo Senhor. De certo, intimidade maior que esta não se viu na história da salvação, entre os nascidos de mulher.
À fala do evangelista Lucas podemos dar a tônica de todo esse dia, ou seja, Maria Mãe de Jesus e nossa, em sua total obediência ao Pai e à sua vontade, silencia tudo em seu coração. Um coração silencioso tocado pelo Espírito de Deus só pode estar imbuído de tal sentido guardar e refletir toda Palavra que for pronunciada pelo Verbo Divino.
Maria reconhece em Jesus seu rebento, mas aos poucos começa a despertar seu coração ao crescimento na graça de Cristo. Maria vai percebendo que Ele cresce em sabedoria, estatura e graça, cresce igualmente na configuração de sua vida ao Mistério da Encarnação, de seu esvaziamento e total entrega aos desígnios eternos.
Cada passo, cada ano, cada momento no escondimento da infância e adolescência de Jesus é um tesouro guardado no Coração Imaculado de Maria. Os tesouros que ali se encerram, são os tesouros da intimidade com Seu Filho, Deus conosco, o Emmanuel...
Quanto mais cresce em estatura, mais o Cristo é nosso e Maria tem de se desapegar de seu Filho querido, para que o Pai molde no Espírito o Cordeiro. Quanto mais graça, mais mistério de entrega e Maria, vai se entregando de coração no Coração de Seu Filho. Quanto mais sábio, mais comprometido com a realidade de sua encarnação e o coração de Maria, adequa-se ao esvaziamento do Cristo, para que a humanidade cresça em Sua divindade.
A festa do Imaculado Coração de Maria é a Festa onde a Mãe do Senhor e nossa, entende que seu silêncio significará palpitar seu coração no ritmo do Coração de Jesus e com Ele se entregar ao ponto de aos pés da Cruz receber pela Palavra do Verbo Eterno, toda humanidade redimida, como filhos e filhas no Filho Eterno.
Paz e bênçãos!
Pe. Jean Lúcio de Souza - Vigário Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.