Na solenidade de São Pedro e São Paulo a Igreja, “plantada no coração do mundo pelos Apóstolos”, nos congrega à unidade da fé e ao sentido da missão. Com Pedro nasce o ministério petrino à serviço da unidade de Cristo, desde à comunidade dos Apóstolos até hoje, com Francisco; com São Paulo, o Evangelho vai até os quatro cantos do mundo, se abrindo aos pagãos e fazendo da missão o coração da Igreja. Pela unidade e pela missão Pedro e Paulo responderam com a vida e o testemunho à pergunta que o Mestre fizera: - E para vocês, quem sou eu? Uma pergunta que ressoa desde aquele tempo, e sem perder sua vitalidade, é-nos igualmente dirigida; uma pergunta não especulativa, mas existencial, pois deve ser respondida não com um conhecimento, mas com uma vivência: a vivência dos seguidores de Cristo chamados a espalhar seu perfume ao mundo todo, onde quer que estejamos.
QUESTÃO NORTEADORA: (para ser respondida mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
Como você tem respondido existencialmente (ou seja, com sua vida) à pergunta que o Senhor te faz: - para você, quem sou eu?
ORAÇÃO: Ó Deus que através de vosso Filho suscitastes em São Pedro e São Paulo o testemunho da fé, na unidade e na missão, concedei-nos viver a unidade fraterna como verdadeira vocação e a missão como nosso projeto de vida e de uma Igreja em saída, amém.
Diácono Robson Adriano