Jesus continua falando sobre o Reino dos Céus. Interessante é que ele fala do Reino através de analogias com exemplos que desde o mais letrado até os mais simples entendem, mas só viverão de fato a realidade do Reino aqueles e aquelas que voltarem seus corações para as coisas de Deus e se esforçarem cotidianamente para viverem a conversão de vida que agrada a Deus.
E embora o Reino seja proclamado na Palavra como dos Céus, ele é feito já aqui nesta terra, com ações concretas de fé, esperança e caridade. Dos céus significa que embora vivamos ainda neste mundo, procuramos viver com o coração em Deus. Este é o maior sentido do reino dos Céus: vivermos nesta terra, usufruindo seus bens e compartilhando-os com os outros, tendo o nosso coração no céu e a nossa vontade voltada para as alegrias do Senhor. E qual a alegria do Senhor: que vivamos, que tenhamos vida em abundância!
Por isso é necessário alimentar-nos da Palavra do Senhor, fazendo dela a alegria de nosso coração, invocando o nome do Senhor sobre nós! Desejamos, com isso, que o Senhor nos sustente mantendo-nos sempre em sua presença.
QUESTÃO NORTEADORA: (para ser respondida mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
O Reino dos Céus é para mim um valor maior ou existem coisas, circunstâncias ou pessoas que são, para mim, mais valorosos do que ele?
ORAÇÃO: Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem o vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo, redobrai de amor para conosco a fim de que conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam que possamos abraçar os que não passam, amém.
Diácono Robson Adriano