Os profetas, que falavam em nome de Deus, quase sempre não agradavam por que suas mensagens, priorizavam a vontade de Deus e não os caprichos do povo ou das autoridades. Anunciavam os desígnios de Deus, convocando à conversão: tratai de emendar a vossa vida e as obras, ouvi o Senhor, vosso Deus, que ele voltará atrás da decisão que tomou contra vós. E levam sua missão até às últimas consequências, como aconteceu com João Batista, que tendo sido firme com Herodes foi preso e depois degolado! Às vezes nos revoltamos contra os que fraternalmente querem nos corrigir ou orientar, pois muitas vezes têm que nos dizer o que precisamos ouvir e não o que queremos, e isso nunca é tão fácil para nós.
O mesmo aconteceu com Jesus, cuja fama se espalhou por toda a região. E sabemos que sua fama advogava contra o pecado e as injustiças que reinavam na sociedade de então, mas, sobretudo, e também, na forma como a religião era vivenciada pelas autoridades religiosas. Jesus insistia contra a autossuficiência, o orgulho, a injustiça, a ganância, a exploração humana e tudo quanto denegria o ser humano criado à imagem e semelhança de Deus. Seu estilo de vida tornou-se nossa missão enquanto cristão, missão clara: proclamarmos com nossa própria vida que Deus é o Senhor!
QUESTÃO NORTEADORA: (para ser respondida mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
Não faltando com a caridade, procuro sempre denunciar as injustiças e a lutar interiormente contra a autossuficiência e o orgulho?
ORAÇÃO: Ó Deus, que o amor à vossa verdade nos mantenha sempre no caminho do bem, e todas as vezes que nos distanciarmos de vós, permiti que sejamos corrigidos com solicitude, a fim de não deixarmos nunca de estar junto de vós, amém.
Diácono Robson Adriano