Hoje celebramos Santo Afonso Maria de Ligório, missionário dos abandonados, cantor e poeta das glórias de Maria, homem apaixonado pela pessoa de Cristo. Fundou a Congregação Redentorista. Grande teólogo moralista, enfrentou o rigorismo de seu tempo com a misericórdia divina. A seu exemplo, vivamos com ardor a nossa fé, no seguimento de Jesus e sejamos zelosos em trabalhar pela salvação de todos.
Na primeira leitura, vemos o encontro entre Ananias e Jeremias, do falso e do verdadeiro profeta de Deus. Enquanto Jeremias, fiel a Deus, prevê para Israel o jugo da escravidão e do exílio; Ananias, para agradar ao povo, profetiza tempos de liberdade e regresso da Babilônia. A resposta firme de Deus desmascara a mentira: Ananias é falso profeta e morrerá naquele ano. A leitura nos conclama a sermos fieis à Palavra de Deus e assim proclamá-la às pessoas, mesmo que isto nos custe perseguição e até mesmo a própria vida.
No evangelho, vemos Jesus, movido pela compaixão, alimentar as multidões famintas. No seguimento a Ele, devemos trazer esse mesmo sentimento e ouvir a ordem dada aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmo de comer” (v. 16). Coloquemos para a partilha os “cinco pães e dos dois peixes” que Deus nos confia. Ele haverá de multiplicá-los para que a ninguém falte o alimento espiritual e material.
Sou fiel à Palavra de Deus e testemunho minha fé onde Deus me coloca? Sei partilhar o que tenho e o que sou? Tenho compaixão ou frieza, indiferença diante dos sofrimentos e necessidades de meus irmãos/as?
Ó Deus, fazei-me dócil aos teus santos ensinamentos. Que a tua Palavra de verdade e salvação ressoe em minha vida, tornando meu coração semelhante ao teu, rico em bondade, misericórdia e compaixão. Que eu possa ti servir em meus irmãos/as. Amém.
Pe. Marcelo Santiago
Pároco