Hoje, celebramos a memória de Nossa Senhora Rainha. Ela está nos céus e é a Mãe e Rainha que tem compaixão de nós, seus filhos e filhas. Ela proteje e intercede por nós; ela nos cobre com o seu manto materno e nos inspira a amar e servir, com prontidão de vida e confiança no amor de Deus. Com Maria, caminhemos ao encontro de Jesus, nosso Rei e Senhor.
O profeta Isaías, na primeira leitura, anuncia a chegada de novos tempos para Israel: o povo que andava na escuridão, agora há de ver uma grande luz (v. 1). Ele profetiza sobre o nascimento de um menino que vem da parte de Deus para trazer, em seu reinado, a paz, a justiça e a santidade. Esta profecia se realiza com mais plenitude, como bem o sabemos, em Jesus. Ele, sim, é verdadeiramente, no dizer de Isaías: “Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros e Príncipe da Paz” (v.5). Maria, sua mãe, fiel ao Projeto de Deus, participa desta realeza, de modo especial, e é por todos nós saudada como Mãe e Rainha do céu e da terra.
No Evangelho, ao anúncio do Anjo Gabriel de que fora a escolhida para ser a Mãe de Jesus, o Filho de Deus, Maria, sem saber como tudo haveria de acontecer, se coloca confiante e com prontidão nas mãos de Deus para fazer a sua vontade: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (v.38). Também sobre nós, Deus tem seus planos, escolhendo e amando a cada um. Diante do chamado divino, é preciso confiar, sem pedir explicações, nem impor condições. Aprendamos com Maria.
Procuro acolher a Palavra de Deus e colocá-la em prática? Educo-me na prática da caridade, em ajudar os mais necessitados? Cumpro, em minha vida, a vontade de Deus?
Ó Deus, imensa é tua bondade e sem fim tua misericórdia, conserva-me junto de Ti e dá-me, sob a proteção e intercessão da Virgem Maria, a graça de em tudo fazer a tua santa vontade e, um dia, alcançar, com meus irmãos e irmãs, o Reino do céu. Amém.
Pe. Marcelo Moreira Santiago
Pároco