Hoje celebramos a memória de São Bartolomeu, apóstolo. Ele era de Caná da Galileia. O Evangelho de hoje o identifica como um israelita de verdade, sem falsidade que, no encontro com Jesus, confessa a sua fé e que depois, no envio dos apóstolos, vai anunciá-la, possivelmente aos persas, testemunhando-a com o martírio. Segundo a tradição, morreu mártir, sendo esfolado vivo. Vivamos com intensidade nossa fé em Jesus Cristo.
João, no livro do Apocalipse, tem a visão da Cidade Santa, Jerusalém, e da glória de Deus. Com detalhes, recordando o tempo da promessa (A.T), ele fala sobre as doze tribos de Israel e, depois, em paralelo, sobre o novo Israel (N.T.), ou seja, da Igreja, querida e fundada por Jesus, sobre o alicerce dos doze apóstolos. É uma exortação que traz esperança e alegria aos cristãos, e assim a todos nós, em meio às provações, perseguições e resistências que a fé, em sua expressão e testemunho, enfrenta na história. Somos chamados a confiar em Deus e a nos mantermos fieis, perseverantes no bom combate da fé. A vitória compete ao nosso Deus e Senhor.
No Evangelho, Natanael (Bartolomeu), é levado a Jesus por Filipe e se tornou, depois, apóstolo. Ele era um homem, conforme o elogio de Jesus - sincero, sem falsidade; mas também se mostra preconceituoso: “De Nazaré, pode sair coisa boa?” (v. 46). Conhecendo Jesus, sua vida mudou. Assim precisa acontecer conosco: buscar, permanentemente, o encontro com o Senhor vai nos ajudar a vencer os muitos preconceitos e a acolher e servir a todos, com o amor de Jesus, a começar dos pequenos, dos pobres e necessitados.
Conservo a esperança em Deus, mesmo enfrentando as provações da vida? Sou perseverante e fiel aos ensinamentos da fé? Guardo preconceitos em relação às pessoas ou procuro ajudá-las? O que me move são as preocupações do mundo ou os bens eternos?
Senhor, meu Deus, tu és verdadeira fonte de vida e de misericórdia, ajuda-me a viver com intensidade o meu batismo: a perseverar no Evangelho de teu Filho e testemunhar minha fé no serviço à vida e pela causa da evangelização de meus irmãos e irmãs. Amém.
Pe. Marcelo Moreira Santiago
Pároco