Memória de São Gregório Magno.
Hoje a crítica dos fariseus dirige-se a Jesus em virtude da ação dos discípulos em dia de sábado, tendo em vista que aquele dia possui uma referência especial para o povo judeu.
Mas, no momento, não gostaria de voltar os olhos para a crítica, mas para a ação dos discípulos. Eles estão tranquilos servindo-se do trigo para saciar sua fome. Jesus olha, observa e guarda.
A crítica não é dirigida aos apóstolos, não são eles que respondem. A crítica é dirigida a Jesus. Interessante perceber que Ele responde. Ele guarda os apóstolos que confiaram nos ensinamentos do Senhor que os “libera” para saciar sua fome.
Não seria guardar o sábado que salvaria os discípulos, mas guardar o temor do Senhor, trilhar os caminhos do bem e da verdade que brotam daquela fonte inesgotável de graças que estava diante dos fariseus.
Ele, Senhor do sábado, espera ansioso que nos saciemos da fina flor do trigo que nos oferece que é sua Palavra e a Eucaristia. Ele nos oferece a paternidade daquela geração da vida em Cristo. É Ele que propõe o caminho que nos leva ao Pai, pois os caminhos do Senhor são justos aos filhos e filhas na fé. Viver o temor do Senhor e se deixar conduzir por seu amor é mais agradável que meramente guardar o sábado...
Pe. Jean Lúcio de Souza
Vigário Paroquial