Vós, todos juntos, sois o corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse corpo. À essa fala de Paulo podemos fazer um aporte sobre as considerações diretas e objetivas que estão contidas no catequético Evangelho lucano: todos os sinais de morte social e, portanto, humana, devem ser combatidos.
A morte de um filho único, filho de uma viúva significava, por certo, no tempo de Jesus que aquela mulher iria sofrer muito e muito. A compaixão de Jesus tange a integridade da vida social daquela mulher que poderia perder todos os seus direitos e ser tratada como rejeito humano.
Não chores! Significa mais que um consolo, significa “estou com você” e você não será vilipendiada socialmente. Nem seu coração irá sofrer pela perda de um filho e pela desesperança.
O corpo eclesial é o corpo social também. Se um membro do corpo sofre somos todos chamados a lutar pela recuperação daquele membro para que todo corpo se sinta sadio.
Não chores é símbolo da compaixão de Jesus pelos que sofrem à margem da sociedade sem esperança, amor, cuidado e acolhimento.
Não sejamos os homens e mulheres que fomentam o mal social, mas sejamos aqueles que, na esperança que brota do Evangelho, levantam suas vozes para que uníssonos digamos aos mortos sociais: levantem-se, lutaremos com vocês!
Pe. Jean Lúcio de Souza
Vigário Paroquial