Memória de Nossa Senhora do Rosário e Primeira Sexta-feira do mês, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus.
O desejo do coração de Deus é o de congregar a todos nós no amor de seu Filho Jesus. Para tanto ele dispensou a nós os cuidados de uma terna mãe a quem, hoje, proclamamos com o título de Senhora do Rosário, ou Senhora da coroa de flores, pois rosário significa coroa de flores. Nossas ave-Marias rezadas com fé são flores oferecidas a nossa Mãe a fim de que nos conceda a graça de amarmos seu Filho acima de tudo! Assim como Maria permanecia unida com os Apóstolos, em comum oração, desde o tempo das primeiras comunidades, ela continua em nossa companhia, fazendo-nos compreender que Deus faz maravilhas e que o tempo de toda nossa vida deve ser engrandecer o seu nome para sempre.
Do diálogo amoroso e sincero com o anjo enviado por Deus, Gabriel, Maria coloca-se à disposição do Senhor com a confiança de quem se entrega, por amor, ao amor de Deus. Não se incha de orgulho ou se envaidece, mas humildemente torna-se corredentora da humanidade por permitir que em si a obra de Deus gerasse frutos de salvação para toda a humanidade.
O Espírito Santo quer continuar a obra que o Senhor começou e quer confirmar na Igreja de Cristo que somos nós, o mistério amoroso da presença do próprio Cristo. Confiemos nossa vida ao Senhor e, nesta primeira sexta-feira do mês de outubro, ajudados pela terna Mãe e Senhora do Rosário, contemplemos o coração Sagrado do seu Filho e repitamos com fé: Senhor, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.
QUESTÃO NORTEADORA: (para ser respondida mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
ORAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
Santíssimos Corações de Jesus e Maria, unidos no amor perfeito, como nos olhais com carinho e misericórdia, consagramos nossos corações, nossas vidas e nossas famílias a Vós. / Conhecemos que o belo exemplo de Vosso lar em Nazaré, foi um modelo para cada uma de nossas famílias. Esperamos obter, com Vossa ajuda,a união e o amor forte e perdurável que vós nos destes. / Que nosso lar seja cheio de alegria. Que o afeto sincero, a paciência, a tolerância e o respeito mútuo sejam dados livremente a todos. / Que nossas orações incluam as necessidades dos outros, não somente as nossas. E que sempre estejamos próximos dos sacramentos. / Abençoai todos os presentes e também os ausentes, tantos os vivos como os falecidos. Que a paz esteja conosco, e, quando formos provados, concedei a resignação cristã à vontade de Deus. / Mantende nossas famílias perto de Vosso Coração; que Vossa proteção especial esteja sempre conosco.
Sagrados Corações de Jesus e Maria, escutai nossa oração. Amém.
Diác. Robson Adriano F. D. e Silva