Jesus endurece ainda mais o discurso contra os fariseus e os mestres da lei a ponto de ser perseguido e maltratado, tudo por causa da dureza de seus corações fechados à verdade da Boa Nova da qual Jesus era o portador. Tendo feito conhecer o amor benevolente de Deus, Jesus acusa os fariseus e mestres da Lei por se tornarem donos da Lei e da verdade, mas de não aceitá-la e, pior, impedir a outros de aceitá-la.
Mas qual é esta verdade que o Senhor fez conhecer?
A de que em Cristo fomos abençoados com bênção espiritual de toda sorte, ou seja, temos condições em Jesus Cristo de sermos santos, santificarmos nossa vida e contribuir para a santificação dos que conosco convivem. Em seu amor eterno, Deus Pai já de antemão nos escolheu para sermos irrepreensíveis no amor, tornando-nos seus filhos adotivos e assim libertos de todo pecado, capazes de sabedoria e de prudência. Em Jesus Deus Pai revelou-nos o mistério de sua vontade e de seu desígnio benevolente: levar à plenitude todas as coisas na obra de seu Filho.
Eis nossa verdade.
QUESTÃO NORTEADORA: (para ser respondida mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
ORAÇÃO DO MÊS DE OUTUBRO: Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer, amém.
Diác. Robson Adriano F. D. e Silva