Somos membros do corpo de Cristo, a Igreja, e o tendo como cabeça e guia, Deus nos concede o Espírito de sabedoria que nos dá condições de conhecer a Cristo, amá-lo e abrir a Ele o nosso coração a fim de que em sua luz nos cumulemos de esperança. Tendo ressuscitado a Cristo com sua força, Deus nos promete a mesma herança eterna se permanecermos fiéis ao seu projeto de amor e ao seu Reino.
No Evangelho de Lucas somos hoje convidados a testemunharmos a Cristo e a não negá-lo, pois testemunhando-o ele Será nossa testemunha diante de Deus. E não devemos temer se por ventura nos considerarmos incapazes diante dos inimigos e detratores de nossa fé, pois Deus nos considera o Espírito Santo como defensor. Não crer no amparo do Espírito e blasfemar contra ele é um pecado que não tem perdão, porque é um pecado que fecha o coração para a graça benfazeja do próprio Espírito.
Negar o Espírito Santo é negar que o amor nos ama e tem o poder de nos santificar.
QUESTÃO NORTEADORA: (para ser respondida mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
Existe algum lugar ou situação na qual tenho dificuldades para testemunhar o Senhor?
ORAÇÃO DO MÊS DE OUTUBRO: Ó Deus, que pelo vosso Espírito fizestes surgir Santa Teresa para recordar à Igreja o caminho da perfeição, concedei-nos percorrê-lo com sabedoria e o coração cheio de luz a fim de que em nossa vida transpareça a fé que temos, amém.
Diác. Robson Adriano F. D. e Silva.