São Martinho de Tours viveu no século IV. Ele nasceu na França e foi sempre amigo fiel da caridade e próximo dos necessitados. Quando era ainda militar, foi capaz de repartir seu manto com um pobre que passava frio. Tornou-se monge, depois sacerdote e foi também bispo de Tours, na França. Viveu vida exemplar, com fidelidade e amor a sua fé, unindo evangelização e promoção social dos necessitados. Seu exemplo nos estimule a crescer no amor a Deus e ao próximo.
São João nos recorda, na primeira leitura, o essencial para a salvação: caminhar na verdade e acreditar que Jesus é o Filho de Deus. Quem age assim, ele nos diz, não se deixa seduzir pelo mal, pelo maligno, mas ama a Deus no próximo, em nome de Cristo. Vive, então, a vida virtuosa dos filhos e filhas de Deus.
No Evangelho, Jesus nos convida a entrever a vontade de Deus nos eventos da história, da vida, nos sinais dos tempos. Precisamos adquirir uma sabedoria, à luz da fé, que nos permita viver adequadamente o presente e preparar o futuro rumo à meta final que é Deus e seu Reino de vida, verdade e salvação.
Testemunho meu amor a Deus, amando meus irmãos/as, especialmente os que estão próximos a mim, na família, na comunidade e na sociedade? Procuro nos fatos da vida, perceber a ação de Deus, o chamado que me faz, a missão que me confere?
Senhor Deus, Pai bondoso, concede-me a graça de cultivar a vida interior, procurando a verdade e vivendo o amor. A verdade que é Jesus, o Verbo encarnado, que se fez um de nós, por amor. Ensina-me a crescer na união e no amor a teu Filho, observando os seus mandamentos, com um coração acolhedor, manso, humilde e compassivo para, no seguimento a Ele e iluminado por teu Santo Espírito, amar e servir os meus irmãos e irmãs, rumo ao Reino definitivo. Amém.
Pe. Marcelo Moreira Santiago