Hoje celebramos a dedicação das Basílicas de São Pedro e de São Paulo. Elas ficam em Roma, são históricas e muito veneradas, lembrando os santos apóstolos mártires Pedro e Paulo, colunas da Igreja. Ao recordarmo-nos destes templos, tenhamos presente que somos Igreja viva, povo de Deus a caminho, chamados a viver a comunhão, a participação e a missão.
No livro do Apocalipse, João escuta uma voz que o convida a pegar o livro e a comê-lo (v. 8s). Ao executar a ordem, experimenta, simultaneamente, doçura e amargura (v. 10). Estamos diante de um símbolo muito claro da missão profética de João e de cada um de nós. Devemos escutar a Palavra de Deus e dela dar testemunho. Ninguém pode desprezá-la ou desconhecê-la, ou mesmo guardá-la só para si mesmo. A ordem final, presente no texto de hoje, é esta: “Deves profetizar” (v.11). A missão profética não é opcional, mas um dever daquele que acolheu a Palavra.
No Evangelho, Jesus, ao expulsar os vendedores no templo de Jerusalém, nos mostra que o templo, enquanto casa de Deus, tem de ser respeitado e não pode ser usado para outros fins que não sejam o culto de Deus. O templo não pode tornar-se um “covil de ladrões” (v. 46). Ele assim o liberta para poder servir a Deus em santidade e justiça. Mas, templo de Deus não é só o de Jerusalém: é a sociedade e, sobretudo, toda a pessoa, que deve ser libertada do inimigo para poder servir a Deus em santidade e justiça. À semelhança de Jesus, devemos fazer o mesmo, colocando-nos, à luz da fé, como instrumentos d’Ele a serviço da vida e da esperança, contra toda injustiça e violência que destrói a vida, a dignidade do ser humano e não favorece, na perspectiva do Reino definitivo, o bem comum.
Sou atento à Palavra de Deus, procuro me alimentar dela e dela dar testemunho em bem de meus irmãos e irmãs? Coloco meus dons e talentos no compromisso com a evangelização, a serviço da minha família, da minha comunidade e por um mundo melhor? Tenho zelo pela casa de Deus, pela Igreja-templo e a Igreja-povo? Sou atento às necessidades de meus irmãos e irmãs?
Senhor Jesus, o Evangelho nos revela que és manso e humilde; mas sabes expulsar os vendilhões do templo. Ajuda-me a aceitar essa tua imagem e faz-me dócil à voz do teu Santo Espírito para realizar sempre, com força e suavidade, a tua obra, e todos possa servir a Deus, o Pai, em santidade e justiça. Amém.
Pe. Marcelo Moreira Santiago