Hoje nossa Arquidiocese de Mariana se alegra com mais cinco ordenações sacerdotais. Agradecemos a Deus esse presente. Rezamos pelos novos sacerdotes e pelas obras das vocações.
Na primeira leitura, João, no livro do Apocalipse, nos apresenta duas testemunhas que simbolizam todos os que receberam a missão profética para anunciar a “Boa Nova”. Desta missão, participamos todos nós pelo batismo. Essas testemunhas serão protegidas por Deus e d’Ele receberam poderes extraordinários, quais instrumentos de Deus a serviço da humanidade. Deus que nos chama, nos concede também a graça, mostrando que nesta empreitada não estamos sozinhos. Ele caminha conosco. Quem assim o faz, é digno de veneração e há de participar da glória de Deus. Contudo, para que isto aconteça, nos recorda João, é preciso seguir o mesmo caminho que o mestre Jesus percorreu. Enfrentar perseguições e morte, certos de que as forças do mal não vão se sobrepor ao Cordeiro Santo que é Jesus. Desta vitória, participamos nós, chamados a viver, um dia, a comunhão eterna depois de vivermos a comunhão terrena, no seguimento de Jesus.
No Evangelho, Jesus responde aos fariseus a respeito da vida no céu. A vida depois da morte será algo completamente novo e inesperado. Jesus fala de imortalidade, coisa que não podemos experimentar, desde já, e que deve ser considerada um dom precioso da vontade divina. A vida eterna será diferente da vida deste mundo, mais próxima de Deus a quem louvaremos e serviremos, como fazem os anjos. Ela será uma páscoa plena e definitiva, participação na Páscoa de Jesus. A ressurreição é o nosso horizonte definitivo.
Obrigado, Senhor, pela palavra de consolação e de esperança a mim dirigida nesse dia. Faz-me instrumento teu a serviço da evangelização. Que eu escute o teu chamado e diga prontamente sim à missão que me confias. Assiste-me com a tua presença; guia-me com o teu conselho e me fortalece com o teu Santo Espírito. Amém.
Pe. Marcelo Moreira Santiago