No dia 1º de maio, dedicado a São José Operário e dia do trabalhador, a Comunidade São José Operário realizou a festa de seu padroeiro. Durante nove noites, os devotos do santo se reuniram na igreja da comunidade para celebrar a Eucaristia e a novena em honra ao pai adotivo de Jesus Cristo. No dia festivo, moradores da Comunidade de São José Operário e da Comunidade Nossa Senhora da Lapa, além de visitantes, participaram da procissão, que seguiu da residência do casal João Carlos e Elma até a igreja de São José, acompanhada pela Banda São Sebastião de Passagem de Mariana.
A bela celebração contou com a participação dos amigos da comunidade, padre Enzo dos Santos e diácono Vicente Sampaio, e inúmeros fiéis que lotaram a igreja. Em sua homilia, o padre lembrou a importância da dignidade do trabalho, independemente de sua natureza, e chamou a atenção de todos para que as tarefas do dia a dia, das mais simples às mais complexas, sejam feitas de coração, afirmando que dessa forma “elas agradam a Deus”.
Nesse ano de 2019, a festa de São José Operário se encerra com a palavra gratidão. Primeiramente a Deus que é a luz e a força da comunidade, depois, ao pároco, padre Geraldo Barbosa, à coordenação (CCP), representada pelas pastorais e movimentos, pelo zelo com a parte física da igreja, pelo capricho na preparação da liturgia das celebrações e toda a organização da festa, aos moradores da Vila Samarco, especialmente aos padrinhos e madrinhas de São José. Que Deus abençoe a todos!
Valdete Alves
Fotos: Elma Oscarino