Santo André, apóstolo, nasceu em Betsaida e era irmão de Pedro. Quando ouviu João Batista dizer quem era o Cordeiro de Deus, seguiu Jesus e juntamente com Pedro perguntou: “Onde moras?” Ao que Jesus lhes respondeu: “Vinde e vede!” Foi André quem apontou o menino que tinha cinco pães e dois peixes e Jesus os multiplicou à multidão faminta (Jo 6, 8s.). Em outro momento, com Filipe, André refere a Jesus que alguns gregos O querem ver (Jo 12, 20s.). Segundo a Tradição, ele foi o evangelizador da Acaia (Grécia) e seu martírio aconteceu por volta do ano 63, sob o império de Nero.
O apóstolo Paulo, na primeira leitura dirigida aos Romanos, nos recorda que a fé leva à salvação quando nos abandonamos nas mãos de Deus, reconhecendo-o como único Salvador. Ela, contudo, pressupõe a escuta da Palavra, sua acolhida e aplicação à vida e, de outra parte, o compromisso de levá-la a todos os povos, pois como diz o apóstolo: “suas palavras chegaram aos confins do mundo” (v.18). Como a Palavra de Deus vai chegar a todos, se não houver quem pregue? A cada um e a todos, pelo batismo, é confiada essa missão.
No Evangelho, vemos Jesus chamando alguns dos apóstolos para estar com Ele e para enviá-los em missão: “Segui-me e farei de vós pescadores de homens” (v.19). André, com o seu irmão Simão, é um dos primeiros a ouvir o chamamento de Jesus e a segui-lo. Vemos nesse Evangelho a prontidão com que o fizeram: "E eles deixaram as redes imediatamente e seguiram-no." (v. 20). O seguimento de Jesus não admite hesitações ou demoras. Exige radicalidade! A adesão pronta de André, e dos outros apóstolos, ao seguimento de Jesus e à missão que lhes confiava, permitiram-lhes levar a "Boa Notícia" da salvação aos confins da terra. Pregar essa Palavra para que todos possam conhecê-la e aderir-lhe é, ainda hoje, a missão da Igreja, missão de todos nós.
Procuro acolher, colocar em prática e anunciar a Palavra de Deus? Minha fé é alimentada pela Palavra de Deus e pela vida orante e sacramental e testemunhada em boas obras? Sou pronto em dizer “SIM” ao chamado e à missão que Deus me confia?
Senhor, abre os meus ouvidos e o meu coração à tua Palavra para que eu esteja disposto a seguir-te em radicalidade evangélica e a ser tua testemunha onde e como dispuseres. Que a tua Palavra ecoe, hoje, mais eficazmente do que nunca. Que eu possa dar-me conta da tua presença e a reconheça, hoje, sobretudo nos irmãos e irmãs, a começar dos mais necessitados. Abandonados à tua solicitude de Pastor, sejamos verdadeiras ovelhas do teu redil e servidores em tua Messe. Amém.
Pe. Marcelo Moreira Santiago