A Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Mariana-MG acolheu, com grande alegria, nos dias 06 e 07 de dezembro o ícone do 15º intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), evento da Igreja Católica a ser realizado nos dias 18 a 22 de julho de 2023, em Rondonópolis, no Mato Grosso.
À luz do tema: “CEBs: Igreja em Saída, na busca da vida plena para todos e todas!" E do lema: “Vejam! Eu vou criar um novo céu e uma nova terra!" (Is.65,17ss), vivemos, apesar do curto tempo, intensa programação, com missas, orações devocionais e visitas com o ícone que percorre, em peregrinação, as regiões pastorais da Arquidiocese de Mariana, em sua visita ao regional Leste2 e Leste3 da CNBB, Minas Gerais e Espírito Santo.
A identidade visual do ícone do 15º Intereclesial apresenta elementos que nos ajudam a entender e rezar o 15º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base. A arte foi pensada a partir do cartaz do 15º Intereclesial, que traz a imagem da Santa Cruz, da Catedral da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga.
A cruz que recorda a entrega de Jesus de Nazaré e seu sofrimento, como nosso redentor e salvador, é também símbolo dos povos crucificados, de todos os tempos, e sinal de esperança e de libertação, de compromisso profético para com a vida. A oca indígena, na parte de trás, na base da cruz, representa as grandes causas das CEBs, em suas diferentes etnias e desafios próprios, face a realidade, no anúncio e testemunho do Reino de Deus - de vida, justiça e paz: somos Igreja composta pela resistência dos povos originários, pela força do povo negro, esperançosos como os caboclos, sertanejos, refugiados, migrantes e imigrantes, povo do campo e da cidade.
O ícone também está em profunda sintonia com as diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil e com o jeito de ser igreja, testemunhado pelas CEB’s: uma Igreja das casas, Igreja Doméstica, Igreja povo de Deus – Casa da Palavra, do Pão, da Caridade e da Animação Missionária.
A caminhada que empreendemos na Igreja no Brasil, irmanada aos povos latino-americanos, nos ajude:
Vamos “esperançar”, especialmente em tempos difíceis de ódios, violências, injustiças e polarizações; renovemos alegrias e compromissos de discípulos missionários “por novo céu e nova terra”. Eis que vem o Senhor!
Foi uma graça, uma grande bênção, poder receber entre nós o ícone do 15º intereclesial das CEBs. Sentimo-nos mais fortalecidos em ser Igreja: comunidade de comunidades, em estado permanente de missão, comprometida com a “Mística do Cuidado”.
Bem-vindo, desde já, 15º intereclesial das CEBs: dom, profecia e missão!
Pe. Marcelo Moreira Santiago