As narrativas desta reta final do Tempo do Advento são portas que se abrem para que a comunidade possa refletir sobre o desfecho que celebraremos em breve, a festa do nascimento de Jesus.
Hoje temos diante dos olhos o texto de Lucas que nos apresenta a narrativa da concepção de João Batista.
Uma das determinações do Anjo Gabriel ao anunciar o nascimento do filho de Zacarias e Isabel seria o nome dado à criança: João.
Algumas pessoas dirão que a tradução daquele nome tão singular seria: “ternura de Deus” ou “amor de Deus” ou ainda “o Senhor mostrou o seu favor”. Para ser sincero gosto muito de todas as possíveis traduções, quer sejam populares, quer sejam de fato.
O nome implica na missão do profeta que é ternura de Deus, que é amor de Deus e será através do amor que Deus mostrará seu favor em benefício do povo Santo.
O Anjo Gabriel falará “terás alegria e regozijo, e muitos se alegrarão com seu nascimento”. A ternura de Deus alcança aquela família e alcançando-a estende essa alegria a todo Israel que, ouvindo a voz do precursor, consegue transformar sua vida em preparação para Aquele que vem.
João Batista tornou-se grande diante do Senhor, será o próprio Cristo quem dirá “dos nascidos de mulher, nenhum é maior que João”. O compromisso de João com Deus é levado a sério até o extremo de sua vida. Anunciou a verdade e preparou o caminho do Senhor. Apresentou o Cordeiro e soube anuviar-se quando o Sol da Justiça adentra na história humana para iluminar todos os povos.
Deus é generoso com Zacarias e Isabel concedendo à casa de Aarão semelhante bênção à causa de Abraão. Deus é generoso com nossa geração concedendo à nossa história semelhante profeta que agiu na força de Elias, e repleto do Espírito de Deus ainda no ventre materno ungido na graça pela visita do Senhor, torna-se o santo profeta do novo testamento!
Que neste dia nos alegremos com Isabel e Zacarias porque o Senhor mostrou o seu favor para todos nós. Alegremo-nos porque João Batista preparou o caminho para o Cristo Jesus.
Rendamos graças e louvores a Deus!
Pe. Jean Lúcio de Souza