O Espírito Santo deseja que tenhamos um coração aberto à vontade do Pai pois sabe que tendo sido criados à imagem e semelhança de Deus, somente Ele pode preencher nossa vida de sentido e realização. Tudo mais, fora de Deus, é promessa vã e nos desvia de nossa verdade mais profunda. Não ter um coração endurecido é manter-se dócil às moções do Espírito e aberto à vontade do Pai. É não duvidar das obras de Deus em seu Filho Jesus Cristo e manter-se sempre no caminho. Toda incredulidade nos afasta de Deus, mas igualmente nos afasta de nós mesmos.
Assim sendo, como o leproso que se aproximou de Jesus com um pedido, também nós devemos pedir: se queres, tens o poder de curar-me... da sedução do pecado que nos arrasta para a incredulidade. Existe uma relação diretamente proporcional: quais mais incrédulos nos tornamos, mais o pecado nos seduz! Quanto mais crédulos somos, menos o pecado nos seduz. E quanto mais o Senhor nos conquista para Deus, mais o testemunhamos com nossa própria vida e mais o Senhor vai se tronando Deus na vida de quem o encontra através de nós.
QUESTÃO NORTEADORA: (para ser respondida mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
ORAÇÃO: Ó Deus, atendei como Pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los, amém.
Diác. Robson Adriano F. D. e Silva