Alguns aspectos emergem da experiência de Paulo apresentada na primeira leitura de hoje. O texto trata da conversão de São Paulo; O primeiro aspecto diz respeito ao zelo de Paulo pela causa judaica e como ele, levando a sério a sua formação, perseguiu os cristãos por acreditar que estes eram inimigos de sua causa e da causa judaica. O zelo de Paulo pela causa dos seus revela a têmpera de um homem fiel aos seus princípios e obediente ao que acredita.
O segundo aspecto diz respeito à experiência teofânica (manifestação de Deus) que Paulo teve ao ver o brilho do Senhor Jesus e ouvir sua voz. A experiência foi tão significativa que Paulo se considerará, a partir dela, um verdadeiro Apóstolo, em pleno direito com aqueles que viram o Mestre e com ele conviveram. Trata-se de um convite, a também nós, revermos nossa própria experiência com o Senhor.
O terceiro aspecto diz respeito ao fato de Paulo, tão zeloso pela causa dos seus não questionar o Senhor e colocar-se como aquele que se coloca à disposição, perguntando o que deveria fazer. Essa atitude confirma a veracidade da experiência de Paulo e o quanto a manifestação divina foi decisiva no processo de conversão de São Paulo. Ao invés de duvidar de sua própria sanidade, Paulo põe-se a caminho, ainda que cego, a fim de que este novo caminho lhe faça enxergar a verdade nova da Boa Nova de Jesus.
Paulo, então recebe sua missão: escolhido para conhecer a verdade de Deus, verdade que até o momento ele perseguia a ferro, fogo e sangue: Saulo vê a luz intensa do mestre e ouve sua voz, não através de um anjo, mas pela boca do próprio Senhor. É convocado, agora, a testemunhar a verdade e não persegui-la. Vendo e ouvindo do próprio Cristo, Dele dá testemunho para a glória de Deus.
Saulo, então, é batizado, recebendo o batismo e purificando-se, torando-se Paulo, o missionário dos gentios. Compreende que Jesus o faz um como os demais Apóstolos consagrados a irem pelo mundo inteiro anunciando o Evangelho a toda a criatura.
QUESTÃO NORTEADORA: (para ser respondida mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
Sei o dia de meu batismo e, nesta ocasião, comemoro o dia em que nasci para a Igreja e fui também consagrado como filho de Deus missionado pelo Senhor?
ORAÇÃO: Ó Deus, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor a fim de que possamos em nome de vosso Filho e Senhor nosso, frutificar sempre em boas obras, fazendo em tudo a vossa vontade, amém.
Diác. Robson Adriano F. D. e Silva