O Reino de Deus proclamado por Jesus é um Reino de mão-dupla, por assim dizer. Por um lado, obra de Deus em seu filho Jesus, sob a ação do Espírito Santo. Por outro, obra humana, que na adesão ao projeto do Pai, acolhe a graça de Cristo e se esforça para vencer as forças contrárias ao amor, com o auxílio do Espírito Santo. A parte de Deus já está realizada! Nossa parte, em processo, enquanto ainda se disser hoje, como se expressa a Palavra. Nossos esforços são fecundados pela força do Espírito Santo e, sem fazer alarde, como as parábolas evangélicas nos mostram, ele vai se concretizando e se tornando realidade.
Essa certeza nos faz compreender que a nossa maior riqueza não está nos bens dessa terra, não obstante deles necessitemos para nos socorrermos mutuamente em nossas necessidades. Riqueza maior encontramos em Deus e além dessa vida. Coragem e perseverança no bem devem marcar nossa conduta para cumprirmos a vontade de Deus. Na certeza de seu amor suportamos perseguições diversas e sofrimentos em nome da verdade e conjuramos a deserção, pois se fomos conquistados pelo amor de Deus, nada nem ninguém poderá nos separar dele e de suas promessas, tanto aqui quanto na vida definitiva.
QUESTÃO NORTEADORA: (para ser respondida mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
ORAÇÃO: Ó Deus, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor a fim de que possamos em nome de vosso Filho e senhor nosso, frutificar sempre em boas obras, fazendo em tudo a vossa vontade, amém.
Diác. Robson Adriano F. D. e Silva