O tema das leituras bíblicas de hoje é a fé! Uma das virtudes teologais, ou seja, uma virtude que, por termos sido criados à imagem e semelhança de Deus, nós, os seres humanos racionais e afetivos temos condições de desenvolver. É pela fé que a obra de Deus acontece no mundo e em nossas vidas; é pela fé que o plano divino da salvação chega até nossos corações e é acolhido pela liberdade que de Deus recebemos; é pela fé que lançamos fora todo medo e aprendemos a conjugar nossa vida de acordo com o amor de Deus.
Mas a fé, assim como Deus, não pode ser vista diretamente, com os olhos. Tem que ser vivenciada por uma firme convicção de que não estamos sozinhos neste mundo, mas na companhia de seu criador, que tudo criou por amor; na companhia de seu redentor, que nos redimiu em seu sacrifício; na companhia do Espírito, que nos faz compreender as maravilhas de Deus e de nossa missão.
Jesus testa a fé dos apóstolos “dormindo” na embarcação. E acordado pelo medo deles, diz aos apóstolos: que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé? A mesma atitude, por vezes, temos nós quando nas dificuldades da vida duvidamos da presença de Deus, ou quando na bonança nos esquecemos de lhe ser gratos. A fé nos mantém firmes na convicção de que nossa pátria definitiva não é aqui, mas junto de Deus, mas que ela só chegará para nós se não tivermos uma fé morta, mas viva, atuante, eficaz no amor e na esperança.
QUESTÃO NORTEADORA: (para ser respondida mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
• Hoje, peçamos a Deus várias vezes durante o dia: Senhor, eu creio, mas aumentai a minha fé.
ORAÇÃO: Ó Deus, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor a fim de que possamos em nome de vosso Filho e Senhor nosso, frutificar sempre em boas obras, fazendo em tudo a vossa vontade, amém.
Diác. Robson Adriano F. D. e Silva