Nossa condição de Cristãos, ou seja, seguidores de Cristo, não nos relega um título, mas um modo de ser, de pensar, de agir e sentir. Não se trata, pois, de uma condecoração, mas de um compromisso firmado na liberdade da fé e expressado pela humildade de não nos considerarmos melhores, mas apenas seguidores. O mérito não é nosso, mas do Cristo. Por isso, humildade e senso de justiça são as marcas dos seguidores de Cristo.
Se nos mantivermos nessas duas atitudes, conhecedores sempre da fidelidade de Deus que nos alimenta com seu amor, dando condições de igualmente cuidarmos de nossas necessidades. Nossos olhos se abrirão, e não haverá entre nós quem permaneça caído, pois o Senhor será nossa força.
Deus não exige de nós sabedoria humana, poder ou nobreza, mas um coração sincero e capaz de acolher a loucura da cruz e o que todos consideravam fraqueza, confundindo os sábios e para que ninguém se ache no direito de considerar-se merecedor de tal dom. Se temos que nos gloriar, não nos confundamos: é no Senhor que devemos nos gloriar, pois ele nos fez conhecer sua graça maravilhosa em seu Filho Jesus que é, para nós, sabedoria, justiça, santificação e libertação.
Nossa condição, contrariamente ao que poderiam nos julgar, é a condição de Bem-Aventurados, pois toda bem-aventurança é um projeto de vida que o Senhor Jesus nos propõe para fazermos experiência do sermos cristãos e assim conquistarmos a verdadeira alegria; uma alegria duradoura, pois fundada na pobreza de espírito, na aflição pelo Reino, na mansidão, na fome e na sede de justiça, na misericórdia e na pureza de coração, na perseguição por causa da justiça, na honra de podermos ser considerados dignos de perseguição e injustiças por causa do nome d’Aquele que muito nos amou.
QUESTÃO NORTEADORA: (para ser respondida mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
ORAÇÃO: Ó Deus, concedei-nos adorar-vos e amar-vos de todo o nosso coração bem como amarmos a todas as pessoas de coração sincero, sobretudo as que temos maior dificuldade, amém.
Diác. Robson Adriano F. D. e Silva