O livro de eclesiástico faz parte dos livros sapienciais que mostram grande interesse pela sabedoria. O texto de hoje desenvolve três ideias principais: Deus é fonte e sede da sabedoria desde toda a eternidade (vv. 1-4); a sabedoria, tal como o mundo criado, é um mistério inacessível (vv. 2.3 e 6); criada por Deus, a sabedoria foi derramada abundantemente nas suas obras (vv. 8-11). Assim, só por dom de Deus é que o homem pode possuir a sabedoria. O coração do homem que ama a Deus é lugar que o Senhor privilegia para lançar a sabedoria. No Novo Testamento, tudo melhor se aclara: Cristo é “sabedoria de Deus” (1 Cor 1, 24). Senhor, dai-nos sempre a sabedoria.
No Evangelho, vemos um pai de um jovem “endemoninhado” que fala a Jesus do estado de saúde do filho, acrescentando que os discípulos não tinham conseguido curá-lo. O evangelista São Marcos diz que Jesus ficou “indignado” por verificar que a sua pregação e os milagres realizados não tinham conseguido consolidar a fé dos discípulos, nem da multidão. Contudo, Jesus não abandona aqueles que sofrem. O pai do jovem tinha uma fé inconsistente. Mas, pelo menos, reconhecia-o com humildade: “se podes alguma coisa, socorre-nos, tem compaixão de nós” (v. 22). “Eu creio! Ajuda a minha pouca fé!” (v.25). Jesus, então, realiza o milagre pedido, libertando o jovem do espírito mudo, revelando quem Ele é, sua grandeza, poder e amor. Quando, mais tarde, os discípulos interrogam Jesus sobre a incapacidade deles em curar o jovem, Jesus acena, mais uma vez, à necessidade da oração. Ouçamos Jesus que nos aponta os meios para vencermos os males e agitações da vida, a fé e a oração.
Deixo-me conduzir pela sabedoria de Deus? Vivo o discipulado missionário no seguimento de Jesus? Tenho fé e confio em Deus, colocando, de verdade, minha vida nas mãos de Deus? Sou uma pessoa de oração, o que me falta?
Senhor Jesus, faz-me compreender a lição do milagre que hoje escuto no Evangelho. Como aquele jovem, desejo ser liberto, de minhas fraquezas e fragilidades. Estenda a tua mão e me levantes. Cura, Senhor, o meu interior. Ensina-me também a acreditar, a ter fé, e a rezar para ser iluminado e, sob a tua sabedoria, encontrar o caminho para a vida. Amém.
Pe. Marcelo Moreira Santiago