Na primeira leitura vemos Paulo, ao terminar a sua atividade evangelizadora em Mileto, fazer um comovente discurso de adeus, cheio de densidade humana e inteligência espiritual. Emerge a figura de um homem totalmente dedicado ao serviço do Senhor, um serviço prestado com humildade, coragem e desinteresse. Espera-o um futuro onde não faltarão cadeias e tribulações. Mas conforta-o a presença iluminadora do Espírito por quem se sente seduzido. Nada o detém na corrida para a meta, o testemunho do “Evangelho da graça de Deus” (v. 24). Paulo se mostra um exemplo de missionário e pastor para todos nós de quem confia no Senhor, se faz dócil ao Espírito Santo e se mostra incansável na missão.
O Evangelho nos oferece, a partir de hoje, a “oração sacerdotal” que Jesus rezou antes da sua paixão. Essa oração nos deixa entrever algo da unidade que existe entre Ele e o Pai: “Pai, manifesta a glória do teu Filho... manifesta a minha glória junto de ti...” (v. 1). Jesus pede ao Pai que O glorifique. Está consciente de que “chegou a hora”, isto é, o tempo da sua paixão, que é também o tempo da suaglorificação, porque é a suprema manifestação do amor do Pai, que “entregou o Filho” (Jo 3, 15), e do Filho que nos amou e se entregou por nós (Ef 5, 1).A vida eterna consiste em conhecer o único verdadeiro Deus e Aquele que por Ele foi enviado aos homens, o Filho (v. 3). Aqueles que acolhem o Filho e cumprem a sua palavra, também glorificam o Pai.
Procuro oportuna e inoportunamente, ou seja, em todo tempo, evangelizar? Confio na ação de Deus em minha vida e me faço instrumento de seu amor, de sua solicitude e misericórdia? Sigo, verdadeiramente, a Jesus Cristo e procuro assim, em tudo, fazer a vontade de Deus, o Pai? Alimento a minha fé com a oração diária? Em que preciso melhorar?
Senhor Jesus,infunde no meu coração os dons da ciência e da sabedoria, para que possa conhecer-te ete amar cada vez mais. Infunde em mim o dom do conselho, para que Te procure e conheça no meio das ocupações e preocupações, que enchem a minha vida. Infunde em mim o dom do discernimento, para que possa escolher-Te, no meio de tudo quanto me envolve. Faz-me ver a luz do teu rosto em cada rosto humano, para que sempre busque e encontre a Ti. Amém.
Pe. Marcelo Moreira Santiago