O tema deste domingo é, evidentemente, o Espírito Santo. Dom de Deus, de modo especial, dado a todos os que se marcam pela fé cristã. Ele é o Espírito que dá vida, renova, transforma, constrói comunidade e faz nascer o “Homem Novo”.
Na primeira leitura, Lucas, nos Atos dos Apóstolos, sugere que o Espírito é a lei nova que orienta a caminhada dos que abraçam a fé. É Ele quem cria a nova comunidade do Povo de Deus, que faz com que os homens sejam capazes de ultrapassar as suas diferenças, que une numa mesma comunidade de amor, povos de todas as raças e culturas.
Na segunda leitura, Paulo, na primeira Carta aos Coríntios, avisa que o Espírito é a fonte de onde brota a vida da comunidade cristã. É Ele quem concede os dons que enriquecem a comunidade e que fomenta a unidade de todos os membros. Por isso, esses dons não podem ser usados para benefício pessoal, muito menos para a divisão, mas devem ser postos a serviço de todos.
O Evangelho nos apresenta a comunidade cristã, reunida à volta de Jesus ressuscitado. Para João, esta comunidade passa a ser uma comunidade viva, recriada, nova, a partir do dom do Espírito. É o Espírito que lhes permite, e a nós hoje, superar o medo e as limitações e dar testemunho no mundo do amor que Jesus viveu até às últimas consequências.
Deixo-me conduzir por esse Espírito de Deus, o Espírito Santo? Vivo a unidade e a comunhão cristã, em minha comunidade de fé? Coloco os dons sempre a serviço? Tenho ardor missionário, no desejo de comunicar o amor de Deus a todas as pessoas?
Vinde, ó Snto Espírito, vinde, Amor ardente, acendei na terra, vossa luz fulgente. Vinde, Pai dos pobres: na dor e aflições, vinde encher de gozo, nossos corações. Amém.
Pe. Marcelo Moreira Santiago