Deus providencia o encontro entre Jacó e seu filho José. Acalma-lhe o íntimo garantindo que seus desígnios irão se cumprir, mesmo por caminhos tortuosos ou pouco compreensíveis a nós, criaturas dependentes de Deus para trilharmos o caminho da verdade e do bem. Revela-se mais uma vez como Emanuel, Deus conosco – Eu mesmo descerei contigo ao Egito”! E neste providencial encontro entre um pai idoso que acreditava ter perdido seu filho devorado por feras no deserto, prefigura nosso Pai que em Jesus, se encontra com seus filhos. Mas, diferentemente de José, não fomos vendidos a um povo estrangeiro, por ciúme ou revolta, mas comprados a preço de sangue, o sangue do Cristo, em paga de nossas faltas.
Por isso podemos confiar no Senhor e firmarmos na prática do bem, que não será por ele esquecido. Nossa alegria esteja nele, e assim ele realizará os desejos de nosso coração.
E a divina companhia do Emanuel Deus conosco, na antiga aliança, se renova com o Espírito que falando através de nós, e por nós, dar-nos-á prudência e simplicidade. Prudência para sabermos conduzir nossa vida de acordo com a vontade do Pai; simplicidade para compreendermos que perseguições, sofrimentos, incompreensões, dentro e fora de casa, dentro e fora da Igreja, dentro e fora da comunidade não nos podem afastar do amor de Deus. Continuemos avançando.
QUESTÃO NORTEADORA: (para ser respondida mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
Repitamos várias vezes hoje: Dai graças ao Senhor porque Ele é bom, eterna é a sua misericórdia.
ORAÇÃO: Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho, reerguestes o mundo decaído e fortaleceis os corações arrependidos, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria e dai-nos sempre sabedoria, amém.
Diác. Robson Adriano F. D. e Silva