As manifestações de Deus no Antigo Testamento, eram consideradas Teofanias, que significam exatamente isso: manifestações de Deus! Pela sarça ardente Deus se revela a Moisés e lhe confidencia sua intenção de salvar seu Povo de sua escravidão. Confirma-se ainda como Emanuel, Deus com seu Povo, pois diz a Moisés que ouviu e viu a situação de seu povo. Numa manifestação extraordinária, pois o fogo não consumia a sarça, Deus cativou Moisés para a missão! Do solo sagrado que Moisés pisava, foi solicitado a confiar sempre em sua presença e a dispor-se a ser enviado, ainda que desconhecendo como o o Senhor faria a libertação acontecer.
Se compreendêssemos que o lugar exato onde habitamos, minha casa, tua casa, minha família, tua família, minha comunidade, nossa comunidade é sempre lugar sagrado da manifestação dos desígnios de Deus, bendiríamos sempre ao Senhor e nunca duvidaríamos de que Ele está sempre conosco.
Talvez, entre tantas outras coisas possíveis, foi a isso que o Senhor dizia quando se referia àquilo que Deus escondeu aos sábios e entendidos. Ora, que sabedoria é esta escondida aos sábios, justamente quem deveria ter a sabedoria? Que conhecimento é este escondido aos entendidos se são justamente os entendidos que deveriam saber estas coisas? Por isso nossa referência é o Cristo, o Cristo nossa sabedoria e entendimento maior que podemos ter de Deus. Vindo da parte de Deus, somente Ele o conhece e somente Ele pode dar, a quem Ele queria, sabedoria e entendimento.
Grande é o Senhor, e valoroso em tudo aquilo que Ele faz. E se Ele está conosco, e de fato está, é para que estejamos também nós, em nome d’Ele, em todos os lugares e com todas as pessoas que necessitam compreender a Santidade do seu nome e o amor maravilhoso que dispensa aos seus. Eis nossa missão.
QUESTÃO NORTEADORA: (para ser respondida mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
Tenho consciência de que, como cristão, minhas ações, gestos e palavras são palavras de um filho e filha de Deus?
ORAÇÃO: Ó Deus, que nos mostrais a luz da verdade quando erramos, fazei-nos sempre retornar ao bom caminho dando aos que professamos a fé em vós, rejeitar o que não convém aos cristãos e abraçar tudo o que é digno desse nome, amém.
Diác. Robson Adriano F. D. e Silva.