Ouvir pode ser mais do que escutar, e ver, mais do que olhar. Escutar e olhar podem ser um gesto mecânico, em consequência de boa audição e de boa visão. Entretanto, Ouvir e ver, quando amparados pela metáfora do coração, se tornam mais do que uma mecânica orgânica, por assim dizer, e se tornam acesso à sabedoria que vem do coração; sabedoria esta tão desejada pelos profetas e pelos justos. Por ela profetas e justos desejaram ver a face do Mestre e ouvir as palavras do Messias, pois ele vem de Deus e suas Palavras edificam para a vida eterna.
A fama dos profetas e dos justos, exaltados pela Sagradas Escrituras, repousas na misericórdia e em gestos de bondade. A misericórdia se compadece e a bondade edifica o bem, de tal forma que podem passar gerações e gerações que perene são suas obras.
Por isso um povo sábio respeita seus patriarcas e matriarcas pois veem neles a sabedoria do tempo e o exemplo a ser seguido. Guardiães da fé, estão mais próximos do mistério do que nós mesmos, pois a experiência de vida, dos anos vividos de alegria e tristeza, saúde e doença, fizeram de cada um deles um exemplo a ser seguido. Deus salve nossos anciãos.
QUESTÃO NORTEADORA: (para ser respondida mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
Reze hoje pelos avós e avôs e agradeça a Deus a sabedoria que muitos deles guardam no coração. Se puder, tire um tempinho para ouvi-los em suas histórias.
ORAÇÃO: Ó Deus, sede generoso para com os vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons de vossa graça, para que repletos de fé, esperança e caridade guardemos fielmente os vossos mandamentos, e amemos nossos anciãos de todo o nosso coração, amém.
Diác. Robson Adriano F. D. e Silva