Isabel, chamada Rosa por sua beleza, nasceu no Peru em 1586 e lá faleceu em 1617. Ingressou na Ordem Terceira Dominicana. Dedicou-se ao jejum, à penitência e à oração contemplativa. É a primeira santa do continente americano e padroeira da América Latina. Motivados por seu edificante testemunho, sejamos sinais inspiradores de cuidado, ternura e solicitude em servir a Deus e ao próximo.
Na primeira leitura, Paulo exorta a não buscar a vanglória. Aquele que abraça a fé deve trabalhar pelo Reino, na perspectiva da eternidade. Não devemos trabalhar em busca de elogios, aplausos, títulos ou reconhecimentos, mas unicamente buscando fazer a vontade de Deus, ou seja, tudo para a maior glória do nome de Cristo e bem e salvação de seu povo. “quem se gloria, glorie-se no Senhor” (v. 17). Nesse sentido, Paulo, a seguir, mostra como amava os coríntios e realmente sentia-se zeloso [enciumado] porque, como seu “pai espiritual” (1 Co 4-15), os havia preparado para Cristo e desejava apresentá-los ao Senhor como uma virgem pura. Ele não queria que os coríntios se deixassem corromper pelos ensinamentos de falsos mestres. O zelo pelas coisas de Deus deve tomar a nossa vida. Tudo com Deus e por Ele, nada sem ele.
No Evangelho, Jesus, em parábolas, fala do Reino de Deus comparando-o a um tesouro escondido e a uma pérola preciosa. Nós vivemos a vida inteira em busca de uma “pérola”, em busca de um “tesouro”, ou seja, em busca de um sentido para a nossa vida, uma razão para a nossa existência. Algo que realmente possa nos preencher, dar sentido e sabor à nossa existência.
Entrar e fazer parte do Reino dos céus é o maior tesouro que uma pessoa pode ter neste mundo. Vale a pena vender tudo o mais para obter esse Reino.
Busco servir a Deus ou os aplausos deste mundo? O que ordena a minha vida, a humildade e o espírito de serviço, ou o orgulho e a vaidade, o desejo de aparecer? Sou capaz de deixar “tudo o mais”, em vista do Reino de Deus?
Senhor, meu Deus, encanta-me a vida de Santa Rosa. Inflamada de amor, foi capaz de deixar o mundo, para servir a Ti, na pessoa dos mais pobres e necessitados. Concedei-me, à luz desta santa inspiração, seguir na terra os teus caminhos, no amor-serviço, para um dia ter a alegria da vida junto de Ti, na comunhão dos santos, na glória do céu. Amém.
Pe. Marcelo Moreira Santiago