Nossa comunidade paroquial se alegra com a comunidade irmã da Vila Maquiné, que celebra hoje seu padroeiro, São Francisco de Assis.
O seguimento a Jesus Cristo é o tema do Evangelho de hoje. Cada um, de forma pessoal e singular deve fazer a experiência do chamado e dispor o coração em disponibilidade irrestrita. Cada um que se aproximou do Senhor afirmando-lhe disposição para o seguimento foi confrontado com as exigências do Evangelho. Seguir ao Mestre, não raras vezes, exige renúncias, resiliência e entrega irrestrita ao Reino dos Céus. Vemos assim, que nenhum seguimento se fideliza se o coração não for conquistado pela graça de Deus. Para os que nos tornamos cativos do amor de Deus, os sofrimentos e sacrifícios por causa do Reino são oportunidade de testemunhar o amor que nos ama e com o qual devemos amar.
Nessas oportunidades, quando sabemos em quem depositamos toda a nossa esperança, não há tristeza do coração, mas santa alegria em Deus. Ainda que nossas cabeças não tenham onde repousar para descanso, mesmo que a morte dos nossos nos entristeça ou queira nos impedir de prosseguir, ainda que a pressa do reino não nos dê o tempo que gostaríamos para nos despedir dos familiares, ainda assim Deus será o nosso consolo.
Francisco de Assim, o irmão universal, o santo da ternura de Deus e da radicalidade da doação ao amor, esteve triste ao ver que a Igreja do Senhor necessitava ser reconstruída em um tempo em que o ouro reluzia mais que o amor e as almas dos filhos de Deus. Mas Deus converteu a tristeza do coração de Francisco em santa alegria de conversão de milhares a fim de ensinar-nos, Igreja do Senhor, que se formos fiéis ao Senhor, sua bondosa mão há de sempre nos proteger e nos conduzir para o Bem.
QUESTÃO NORTEADORA: (para ser respondida mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
ORAÇÃO: Ó Deus, que fizestes São Francisco de Assis assemelhar-se ao Cristo por uma vida de humildade e pobreza, concedei que trilhando o mesmo caminho, sigamos fielmente o vosso Filho, unindo-nos convosco na perfeita alegria, amém.
Diác. Robson Adriano F. D. e Silva