A arca do Senhor significava a presença do próprio Deus junto ao seu Povo Israel. O zelo por ela representava amor, cuidado e piedade ao Senhor. A dança de Davi é sinal de alegria e gratidão, sentimentos de quem sabe em quem depositou sua confiança. Para Israel a arca de Deus era o contato direto com o sagrado.
Ora, aprendemos pelo cristianismo que o templo de Deus é nosso corpo, nosso coração, onde o Espírito Santo preenche-nos com a presença do amor de Deus fazendo-nos tornar sagrados os nossos gestos de bondade e fraternidade. Todo coração que temente a Deus procura viver segundo sua vontade e sua verdade revelada em Cristo, torna-se lugar habitado por Deus através de seu Espírito. Todo cuidado com este templo que Deus nos deu é demonstração de gratidão e de piedade.
No Evangelho Jesus exalta aqueles e aquelas que fazem a vontade de Deus. Não há privilégios entre Jesus e seus familiares porque todos os que compreendem a vontade de Deus e procuram viver segundo esta vontade são irmãos, tios, pai e mãe de Jesus, ou sejam irmãos pela fé.
QUESTÃO NORTEADORA: (para ser respondida mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
Procuro discernir a vontade Deus a meu respeito e esforço-me por segui-la?
ORAÇÃO: Ó Deus, nosso Pai, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em nome do vosso Filho, dispor nosso coração para seguir tua vontade, respeitar teus preceitos, e amar-vos de todo o coração, amém.
Diác. Robson Adriano F. D. e Silva