Alegramo-nos com o Pe. Thiago José Gomes, ordenado padre em Mariana, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no dia 8 de fevereiro de 2014, pela imposição das mãos do então Arcebispo, hoje de saudosa memória, dom Geraldo Lyrio Rocha.
Parece que foi ontem, revendo as imagens da Arena Mariana, palco da sua ordenação presbiteral, repleta de fieis e de muitos sacerdotes, numa alegria contagiante por ver mais um filho desta Arquidiocese, ordenado presbítero para servir ao povo de Deus.
De fato, são 10 anos de profícuo pastoreio, de uma vida configurada a Jesus Cristo, o Bom Pastor, para ser colocada a serviço da evangelização.
Em todos esses anos, Pe. Thiago, com fé, generosidade, prontidão e competência, vem colocando seus dons a serviço, tanto no atendimento às paróquias que lhe foram confiadas– Paróquia Nossa Senhora das Brotas, em Entre Rios de Minas; Paróquia São Brás em São Brás do Suaçuí e Paróquia São José de Barra Longa; como também na assessoria pastoral, conduzindo serviços arquidiocesanos importantes como, entre outros, o Serviço de Animação Vocacional (SAV), a Pastoral da Comunicação (PASCOM) e o Movimento Emaús, além de compor, por um tempo, a equipe de coordenação dos presbíteros, de ter contribuído com aulas no processo da formação dos futuros sacerdotes, na etapa do propedêutico e da filosofia.
Com um sorriso largo e presença amiga e fraterna, dono de uma palavra vibrante e catequética, dotado de uma têmpora forte, ele vem se mostrando cioso de suas obrigações e atento ao rebanho, qual pastor com o “cheiro das ovelhas”, para que o rebanho não se desvirtue dos caminhos da fé; zeloso, como ele sempre foi, pelas coisas de Deus.
Sua família é “gente nossa”. Seus pais, o sr. José Geraldo Gomes, vulgo Boró, e a sra. Darcy do Rosário Ferreira Gomes, muito ajudam nossas comunidades. Em verdade, toda a família é muito atuante e esse exemplo impregnou o coração dele.
Entre tantos registros a fazer, destaco que Pe. Thiago mantém um vínculo bonito com esta nossa família paroquial, com suas lideranças e comunidades, sempre participando mormente das festas de padroeiros e presidindo celebrações quando se encontra, em Mariana, em visita aos seus. É algo de uma delicadeza enorme, sempre se apresentando para celebrar, rever paroquianos, ajudar...
Em sua saudação, no dia da ordenação sacerdotal, Pe. Thiago concluía suas palavras, pedindo orações ao povo e a graça de que seu ministério fosse fonte reveladora do Pai, pela ação do Espírito Santo. Assim tem sido, em todos esses anos, no seguimento de Jesus Cristo e a Ele configurado, de um modo especial, pelo ministério ordenado.
Só Deus sabe o imenso bem realizado, em todos esses anos, ao povo que lhe foi confiado, com as celebrações, orientações, catequeses, administração das comunidades, coordenação de programas radiofônicos... em tudo, com grande ardor evangelizador, pastoral e missionário.
Qual discípulo de Emaús, que reconheceu Jesus ao partir o pão, frase que escolheu para orientar o exercício deste múnus, alimente-se sempre pela Eucaristia e também o povo de Deus com esse augusto sacramento, mistério inefável de seu amor, fonte e ápice da vida cristã.
Nossa família paroquial, Pe. Thiago, o abraça e renova a alegria de sua ordenação sacerdotal, fazendo deste dia especial Ação de Graças a Deus e uma súplica confiante em favor da obra das vocações sacerdotais. Precisamos de sacerdotes zelosos, servidores do povo de Deus. Deus continue chamando de nossas famílias e comunidades novos vocacionados para a Messe do Senhor.
Que você continue fiel e generoso, sem perder o encantamento inicial diante da missão que lhe foi confiada, mantendo viva a alegria de servir, e servir sempre com prontidão, fé e amor em favor de todos, sem esquecer os mais necessitados e empobrecidos.
Nossa comunidade, do seu jeito e com muita fraternidade e amor, festeja com seus amigos, paroquianos e familiares as alegrias destes dez anos de vida sacerdotal. Como dizia dom Geraldo: Parabéns e para mais, há um longo caminho a percorrer. Felicidades sempre!
Pe. Marcelo Moreira Santiago